Campos dos Goytacazes foi a cidade com o maior número de furtos de cabos elétricos em 2024, segundo dados da Enel Distribuição Rio. No ano passado, foram registrados 108 casos no município, representando mais de 60% de todas as ocorrências desse crime na área de concessão da empresa. O número também foi 11,3% maior do que o registrado em 2023, quando houve 97 furtos.
No total, a Enel contabilizou 176 furtos de cabos em sua área de atuação no estado do Rio de Janeiro ao longo de 2024. Ao todo, mais de 12,2 mil metros de cabos foram levados, um aumento de 11% em relação ao ano anterior. O crime impactou diretamente 16.360 clientes, um crescimento alarmante de 172% comparado a 2023.
Para conter a escalada desse tipo de furto, a concessionária vem estreitando sua relação com as forças de segurança pública, resultando em patrulhamento mais ostensivo em áreas consideradas de risco. Além disso, a empresa mantém um setor de Inteligência Corporativa que trabalha em conjunto com a Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar e as delegacias das cidades afetadas.
Segundo José Luis Salas, diretor de Operações da Enel Rio, o furto de cabos é um crime de difícil prevenção, pois geralmente ocorre durante a madrugada, em locais pouco movimentados. “Ano passado, tivemos um aumento nos números, mas, com todas as ações que estamos implementando, já esperamos uma redução este ano”, afirmou.
Além de comprometer o fornecimento de energia, os furtos podem deixar clientes sem eletricidade por várias horas ou até dias, dependendo da complexidade do reparo. “Todos são prejudicados, desde moradores até comerciantes e indústrias”, destacou Salas.
O furto de cabos, assim como o de energia (conhecido como “gato”), é crime, com pena prevista de dois a oito anos de reclusão. A Enel Rio orienta que casos suspeitos sejam denunciados anonimamente por meio da central de relacionamento, pelo telefone 0800 28 00 120.


