O pastor-belga Elmo, de 8 anos, que atuou no patrulhamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, se aposentou e está procurando um novo lar.
O cão de guarda atuava no patrulhamento em ações de guarda e proteção, e também em grandes eventos, como no caso de jogos no estádio do Maracanã.
O pastor-belga está aposentado desde outubro do ano passado e está apto para ser adotado. De acordo com a Guarda Municipal, Elmo possui muitas habilidades, sendo uma delas atender comandos em português e inglês.
“O cachorro está adaptado a qualquer tipo de ambiente. Na verdade, ele precisa de pessoas que gostem verdadeiramente de cão. É um cão de policiamento, de patrulhamento que precisa de espaço: tem muita energia, é um pastor-belga que precisa se exercitar durante o dia”, disse Wanderson Sermud, subinspetor da Guarda Municipal.
Interessados em adotar Elmo devem ir até a base do Grupamento de Operações com Cães (GOC) para se candidatarem.
De acordo com a Guarda Municipal, o contato pessoal é importante “porque temos muito cuidado na escolha dos novos amigos dos nossos fiéis servidores. Realizamos um processo meticuloso de adoção responsável. E os cães doados já saem castrados do nosso #Canil.”
A base do Canil fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 1120, na Mangueira, Zona Norte do Rio. O acesso ao espaço deve ser pelo Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, exceto feriados, de 09h a 14h.