Professores de Tecnologias Digitais da Rede Municipal tiveram mais uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, na semana passada, na capacitação “Reunião Pedagógica de Alinhamento e Formação”. O curso aconteceu na sede da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem), situada na Avenida Alberto Torres, 174.
De acordo com a coordenadora dos Laboratórios de Tecnologias e Mídias Digitais, Anna Karina Vieira, a Coordenação de Tecnologias Digitais mensalmente se reúne com os professores de tecnologias, visando a uma constante capacitação desses profissionais que atuam com Tecnologias nas escolas do município.
O tema abordado foi a fundamentação teórica e a prática da atuação desses profissionais nas escolas, além da utilização das metodologias ativas e também uma formação sobre uma plataforma interativa, o Nearpod. “Atualmente são 75 professores de tecnologias atuando em 56 unidades escolares do município, num trabalho conjunto e de suporte ao professor regente. Esses espaços de tecnologias dispõem de laboratórios com Chromebook, tablets e kits de robótica, que são utilizados com os alunos, tornando assim as aulas mais interativas, atraentes e engajadoras”, explicou Anna.
A professora Rosana Ribeiro, da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol de São Tomé, aprovou a capacitação. “Comecei na robótica no ano passado e estou tendo uma experiência muito boa com nossos alunos. A gente já vinha fazendo um trabalho na escola com essa questão da pesquisa, de montagens com sucatas, mas com a introdução da robótica e a chegada dos kits da brink ficou inda melhor, pois favorece a troca entre os alunos. Eles estão buscando mais interação entre eles e com alunos de outras turmas. Eles pesquisam, fazem trabalhos em casa. Essa troca de experiências é muito válida também para nós, professores, nas capacitações. Sou nova na robótica e tenho aprendido muito nesses cursos. Estou muito feliz com os resultados, meus alunos estão a cada dia me surpreendendo, trazendo resultados e propostas, pesquisando, isso está sendo muito bom”, disse.
Ainda falando sobre tecnologia, no próximo dia 20, a Efem vai realizar o Encontro de Alinhamento Pedagógico e Formação (inclusão feminina em STEM e o universo digital). O objetivo é abordar a falta de representatividade feminina no mercado de tecnologia, considerado um problema estrutural, que se inicia ainda na escola. “É necessário desmistificar o tema para incentivar as alunas a atuarem nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática)”, comentou a coordenadora.


