
Pastel, água de coco geladinha, camarão empanado, peixe frito na hora. É difícil resistir a tantas delícias à beira-mar. Durante o Carnaval, essas e outras opções têm conquistado moradores e turistas, impulsionando as vendas e fortalecendo o comércio local nas praias de São Francisco de Itabapoana.
Proprietária de um bar e restaurante na orla de Guaxindiba, Caroline Barreto comemora o aumento no movimento. Segundo ela, desde o início do verão as vendas cresceram cerca de 50% e, com a chegada dos turistas para o Carnaval, o fluxo ficou ainda maior. “Tem sido muito bom. Os shows têm impulsionado bastante as vendas. Toda a estrutura oferecida pela Prefeitura ajuda diretamente a gente. Quando tem segurança, praias limpas e shows, os turistas vêm. Isso é bom para todo mundo”, destacou.
A movimentação nas praias cria oportunidades, aquece as vendas e amplia a circulação de recursos no município. Moradora de Campos, Maria Teresa trouxe a família, que vive em Macaé, para aproveitar o Carnaval no município. A experiência, segundo ela, tem sido ainda mais positiva este ano. “Estamos gostando muito. Este ano está ainda melhor. A gente adora esses restaurantes à beira-mar, mas é o conjunto que faz a diferença. A praia, por exemplo, está linda e limpa. Essa orla nova, com as madeiras e as cordinhas, deu um charme especial. Nós, que somos turistas, gostamos de ver tudo bem cuidado. Os quiosques também estão mais organizados. Está tudo muito bom — comentou Maria Teresa.
O secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto, ressaltou que, desde o ano passado, a gestão tem investido na realização de eventos com foco no fortalecimento da economia local. “A ideia é atrair turistas para conhecerem nossa gastronomia e, assim, movimentar o comércio, gerando mais oportunidades para o nosso povo”, finalizou.




