Uma casa pegou fogo em Vila Velha, na Grande Vitória, após uma linha de pipa com cerol enroscar nos fios de alta tensão e cortar os cabos que ficavam próximos à residência. O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (18), a rua inteira chegou a ficar sem energia no momento do acidente, mas ninguém ficou ferido.
Segundo testemunhas, por volta de 15h30, um adolescente estava brincando com a pipa na Rua Sebastião Gaiba, no bairro Vila Garrido, quando o brinquedo encostou nos fios de um poste próximo a casa. O cabo que se rompeu caiu pegando fogo, atingindo no mesmo momento a residência e as chamas se alastraram rapidamente pelo imóvel.
No momento do incêndio, a merendeira e proprietária da casa, Maísa de Oliveira Nascimento, estava em casa dormindo. Ela relatou que acordou com o barulho de duas explosões e foi resgatada pela janela por pessoas que passavam na rua.
“Fizemos o resgate com uma escada do morador vizinho e tiramos ela pela janela. Conseguimos invadir a casa e entrar para tentar apagar um pouco do fogo, imediatamente, já quebrei a janela para o fogo não ficar abafado, e também com uma mangueira conseguimos controlar o fogo lá dentro”, contou um parente dos donos da casa, Alessandro Soares.
O fogo destruiu móveis e eletrodomésticos e danificou a estrutura da casa, que tinha sido reformada há pouco tempo. O quarto e a sala foram os cômodos mais afetados. Os peixes que a família possui em um aquário ficaram vivos, nadando em água quente.
“Não tinha nem um mês que a gente lutou bastante para deixar do jeito que a gente queria e do nada o sonho ficar dessa forma. Ver a minha esposa chorando com a situação… só Deus”, lamentou o controlador de tráfego de veículos e marido de Maísa, Jean Carlos Rangel Soares.
Com o incêndio, a rua ficou sem iluminação durante algumas horas, até que uma equipe da concessionária de energia esteve no local e restabeleceu o serviço no começo da noite.
De acordo com Maísa, o casal passou a noite na casa da mãe do Jean, e nesta sexta-feira (19), um boletim de ocorrência foi feito. Eles pretendem questionar a responsabilidade da concessionária de energia em relação ao acidente.
“A distância dos fios para a minha casa é muito pequena, eles foram colocando, e também a questão da manutenção, a rua é cheia de fios meios cortados. O fio encostou na casa e já foi pra dentro, foram duas explosões, a do relógio e a do padrão de energia”, apontou Maísa.
A EDP informou que foi acionada na tarde de quinta-feira (18) para atender a uma ocorrência na rua Sebastião Gaiba, no bairro Vila Garrido, em Vila Velha. Imediatamente, uma equipe foi enviada ao local e restabeleceu a energia. A causa está sendo apurada.
O Corpo de Bombeiros Militar confirmou que foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em uma edificação, no bairro Vila Garrido, em Vila Velha. Uma equipe foi até o local, realizou o combate e extinção do fogo, sem feridos. Não houve pedido de perícia até o momento.
Fonte: G1