O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) está com inscrições abertas para castração de cães e gatos de 14 novos bairros, por meio do Programa de Controle Populacional de Animais. Podem se inscrever tutores do Parque João Maria, Parque Fazenda Grande, Parque Aurora, Parque Rui Barbosa, Parque São Benedito, Parque Carlos Lacerda, Parque Rosário, Parque São Lino, Parque Dr. Beda, Parque Fazendinha, IPS, Chatuba, Parque Alphaville, Parque Alphagreen.
Para participar, os tutores devem acessar o site oficial do CCZ, na seção “Cadastro Castração Formulário” ou clicando no link (AQUI). “As inscrições estão abertas somente para tutores com comprovação de residência atualizado em seu nome (emitido nos últimos 90 dias) dos bairros citados, que deve ser apresentado juntamente com cópia e original do RG e CPF do tutor, além do comprovante de vacinação antirrábica do animal e o formulário de inscrição preenchido no site oficial do CCZ”, reforça o coordenador do CCZ, Luciano Souza.
As castrações são para cães e gatos com idade entre 6 meses e 7 anos. Gatos devem pesar no mínimo 1,5 kg; cães entre 3,5 kg e 20 kg. Também é importante que os animais estejam em boas condições de saúde, sem pulgas ou carrapatos, e passar por uma avaliação veterinária antes da cirurgia.
No dia da castração, é obrigatório jejum alimentar de oito horas para filhotes de até 1 ano e 12 horas para adultos, além de jejum hídrico a partir das 6h da manhã. Os cães devem ser levados com guia e coleira, enquanto gatos em caixas de transporte seguras. Os procedimentos serão realizados gratuitamente na Unidade Móvel de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel 1), que está baseada no estacionamento do Partage Campos.
O CCZ reforça que não realiza castração de animais braquicefálicos, como, por exemplo, Shih Tzu, Lhasa Apso, Boxer, Pug, Pequinês, Bulldog, American Bully, Persa. Também não realiza a castração em fêmeas que estejam prenhas, amamentando ou que sejam lactantes.

