A Prefeitura de Campos, através da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), realiza ações do mutirão de limpeza Mato Zero no Cemitério do Caju, que recebe capina manual e química, restauração dos caminhos entre as sepulturas.
O gerente de Cemitérios, Luís Cláudio Oliveira, explicou que o trabalho é feito diariamente pela própria equipe do cemitério. As ações começaram na área da frente do cemitério e atualmente estão concentradas na parte de trás.
“Hoje estamos com cinco funcionários da equipe do Cemitério que estão fazendo esse trabalho de capina. Nesse período, até com o sereno, o mato cresce mais rápido e aí é preciso fazer a capina manual. Também é feito a capina química, com aplicação de remédio para evitar que o mato cresça rápido, e utilizamos a roçadeira em algumas partes”, disse Luís Cláudio.
Além da capina, os banheiros também estão passando por restauração e há um trabalho para identificar as sepulturas danificadas. “Temos alguns voluntários que fazem a identificação desses sepultamentos danificados e, a partir dessa identificação, nós fazemos o contato com as famílias para que elas façam os reparos necessários. Em casos que as famílias não são localizadas ou não compareçam para fazer alguma intervenção, nós interditamos a sepultura para evitar maiores danos”, explicou Luís Cláudio ao destacar que algumas áreas de sepulturas são de propriedade particular, portanto não podem receber ações das equipes do Cemitério sem autorização prévia.