O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense, que funciona no Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC), localizado na Travessa Santo Elias, no Jardim Carioca, foi alvo de furto e vandalismo na madrugada desta quinta-feira (21). O equipamento, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, foi encontrado com portas danificadas, revirado e com diversos eletrodomésticos, insumos e materiais de trabalhado furtados.
O crime foi registrado na 146ª Delegacia de Polícia, que investiga o caso. Foram levados aparelho de celular, cafeteira, ventilador de pé, materiais de escritório (canetas, clipes, grampeadores, resmas de folhas A4), além de materiais do curso de cabeleireiro que era oferecido no equipamento.
“Pra todos nós, da equipe, foi violento, apesar de não estarmos presente no momento, porque a gente já vem sofrendo algumas importunações. Refletimos também sobre o fato de sermos o único setor, dentro do NAC, a sofrer este tipo de vandalismo. Será que pelo fato de atendermos a população LGBTIQIAPNB+ ?”, questionou a coordenadora do Centro de Cidadania, a advogada Shana Ribeiro.
Devido ao ocorrido, o equipamento não funcionou nesta quinta-feira. A previsão é de retornar com as atividades na próxima terça-feira (26) e, devido ao furto do aparelho celular, as comunicações deverão ser feitas pelo e-mail institucional [email protected].
O Centro de Cidadania LGBTI Norte Fluminense é um equipamento que recebe a demanda do público LGBTIQIAPN+ da região e oferece os serviços de orientação jurídica, atendimento psicológico e de saúde, além de assistência social. Ele foi instalado em Campos em abril de 2021, através de parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Fonte: Ascom