Os idosos de São Francisco de Itabapoana estão tendo a oportunidade de participar de oficinas no Centro de Referência do Idoso. As oficinas de alfabetização (processo inicial de transmissão de leitura e escrita), letramento (habilidade de saber ler e escrever) e de artesanato estão retornando ao Centro e agora integram as atividades do local. A proposta é levar, além das atividades culturais, entretenimento e atendimento médico aos idosos, assim como mais conhecimento àqueles que têm muito a ensinar.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência do Idoso, Edinete Neves, nas oficinas de artesanato, os idosos vão aprender técnicas como dobraduras, crochê, vagonite, laços e enfeites em E.V.A.
– Esse é o momento para eles descansarem a mente. Aprendem a trabalhar com as cores, colorindo desenhos, e ainda estão aprendendo a ler e a escrever – enfatizou Edinete.
Pedagoga do Centro de Referência dos Idosos, Vera Romualdo trabalha na alfabetização e letramento para idosos. No local, segundo ela, o trabalho é feito com grupos variados, voltados para aqueles que já conhecem pelo menos as letras e aqueles que estão na alfabetização. “Atualmente atendemos uma média de 12 idosos por dia, mas a estimativa é atender cerca de 20”.
Moradora do Centro de São Francisco, Margarete da Silva dos Santos, de 58 anos, disse estar muito feliz com a sua conquista. “Eu não sabia identificar as letras do meu nome e agora já consigo escrever meu nome completo sem olhar”, comemorou a aposentada.