Ainda neste semestre, o município de São Francisco de Itabapoana dará um importante passo para o fortalecimento da educação e do desenvolvimento local com a implantação de um Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). A prefeita Yara Cinthia, acompanhada do vice-prefeito Renato Roxinho, assinou nesta quinta-feira (29) o acordo de cooperação que viabiliza a chegada da instituição ao município. O evento contou com a presença do deputado federal Lindberg Farias. A unidade funcionará na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista.
O Centro de Referência é uma unidade vinculada a um campus principal em São Francisco, será ligado ao Campus Bom Jesus do Itabapoana, e terá foco na oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional voltados às demandas locais. As formações ainda serão definidas, de acordo com as necessidades da população, com ênfase em capacitações ligadas ao setor agropecuário.
Para a prefeita Yara Cinthia, a chegada do IFF representa um marco para o município. “O IFF é um sonho de muitos anos. Ter um Centro na nossa cidade é um grande passo para o desenvolvimento educacional e econômico, pois o instituto agrega crescimento e oportunidades. Muitas pessoas precisam sair daqui para estudar em Campos, e com esse Centro vamos ajudar muitos estudantes. Só tenho a agradecer a parceria com o deputado e o Governo Federal por trazerem desenvolvimento para nosso município”, destacou.
O deputado federal Lindbergh Farias, um dos articuladores que contribuíram diretamente para a vinda do Centro de Referência para São Francisco de Itabapoana, em conjunto com o reitor do IFF Fluminense, Vitor Saraiva, ressaltou que a implantação da unidade representa o primeiro passo para a futura conquista de um campus do Instituto Federal Fluminense no município. “Esse Centro vai ofertar cursos para toda a cidade, e vamos trabalhar para a vinda do Campus, que é muito importante para a formação da nossa juventude. Será um salto enorme para o município”, afirmou.
Já o reitor do IFFluminense, Vitor Saraiva, destacou o caráter histórico da iniciativa. “Este é um momento histórico e representa a porta de entrada da educação pública federal em São Francisco. O IFF foi criado para atender a população mais vulnerável, e nosso objetivo é ampliar essa presença nos municípios. Ofertamos uma educação que une ensino, arte, esporte e cultura, e agora seguimos na luta pela implantação de um Campus”, explicou.
O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, destacou que a iniciativa amplia o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade, garantindo mais oportunidades para os jovens sem a necessidade de sair do município para se qualificar. “O IFF fortalece a educação profissional e tecnológica, alinhando a formação dos estudantes às demandas do mercado de trabalho e às vocações locais. Isso contribui diretamente para a geração de emprego, renda e inovação, além de movimentar a economia, valorizar o comércio, criar novos serviços e atrair investimentos”, ressaltou o secretário.
O sonho de inaugurar o Centro começou com o vereador Sorriso, que apresentou o pedido na Câmara e teve a proposta aprovada. Desde então, iniciou-se a luta para trazer esse importante espaço público federal para o município.
Estavam presentes o chefe de Gabinete Jairo Batista; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Barrão e os vereadores Daniel Abílio; Eleno; Patrícia Cherene; Ralphinho do Aipim; Sorriso; Leandro Babão; Mazinho Caboclo; Mazinho do Lava Jato; Jarédio, Nelcimar Júnior, e as assessoras especiais do Gabinete Ana Paula Carvalho e Maria Eduarda Henrique e parte do secretariado municipal.


