Psicologia, fonoaudiologia, assistência social e psicomotricidade. Estes são as especialidades que receberam novos profissionais este ano em São Francisco de Itabapoana e passaram a integrar o Centro de Terapias Especiais (CTE). Ao todo, foram contratados dez especialistas. Atualmente, o local conta com 19 profissionais.
Segundo o coordenador do CTE, Iago Faria, o reforço na equipe é extremamente positivo, pois possibilitou a oferta de atendimento ainda mais integrado, personalizado e com maior capacidade de acolhimento às crianças. Para ele, o aumento no quadro profissional se reflete diretamente na qualidade do cuidado oferecido.
— Com a chegada deles, conseguimos fortalecer o plano terapêutico interdisciplinar. Cada profissional contribui com sua visão específica, e juntos conseguimos olhar para cada paciente de forma mais ampla, respeitando suas individualidades e potencializando seu desenvolvimento — ressaltou Iago.
Um desses profissionais é o fonoaudiólogo Fábio Bernardes Antunes. Ele chegou ao Centro no mês passado e utiliza a tecnologia para auxiliar os pacientes mirins.
— As crianças hoje estão muito ligadas aos joguinhos, e eu utilizo esse recurso para reduzir os prejuízos que eles apresentam na fala. É uma maneira lúdica na qual eles se divertem e eu consigo identificar suas dificuldades com a fala — explicou Fábio.
A psicóloga Sheysa Alves Gonçalves também começou a trabalhar no CTE em junho. Ela atende às mães e disse que tem gostado muito da proposta. “Sem dúvida alguma, é muito importante trabalhar a saúde mental dessas mulheres que se dedicam exclusivamente aos filhos. Elas acabam esquecendo da importância do autocuidado”, explicou Sheysa.
A unidade atende atualmente 175 crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência intelectual, contando com uma equipe multidisciplinar formada por diversos especialistas, como nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, psicomotricista, fisioterapeutas, psiquiatra, terapeuta ocupacional e psicopedagogo.
Para fazer parte do CTE, o paciente pode se encaminhar ao local, fazer um cadastro e aguardar o atendimento. O espaço passou a funcionar na Rua Vereador Edenites da Silva Viana, s/n, no Centro da cidade.