Idosos que frequentam o Centro Dia do Idoso, em Guarus, participaram nesta terça-feira (11), de uma ação especial em alusão a campanha Junho Violeta, de Conscientização e Combate à Violência contra Pessoas Idosas.
A programação teve início com uma aula de dança e, em seguida, uma palestra ministrada pela psicóloga Thamara Souza, que abordou os tipos de violências sofridas por esse público, os meios para realizar denúncias e a importância da rede de apoio.
Recepcionados pela subsecretária de Promoção e Defesa da Pessoa Idosa, Raylani Tavares, os idosos puderam aprender um pouco mais sobre os seus direitos.
“É muito importante a gente falar sobre esse tema, porque essa campanha vai além da conscientização da população sobre a violência contra esse público: ela ajuda a proteger os idosos. Hoje, além de alertar, nós também estamos valorizando essas vidas, proporcionando a devida assistência que eles merecem”, destacou Raylani.
Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Campanha Junho Violeta alerta a sociedade sobre todas as formas de violência que pessoas idosas sofrem. A mobilização ocorre durante este mês em referência ao Dia 15 de Junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. As ações realizadas durante todo o mês de campanha visam sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência e cuidado com a pessoa idosa.
O próximo evento do Junho Violeta vai acontecer na sexta-feira (14), às 9h, no Clube da Terceira Idade, que fica na Rua Rodrigues Peixoto, 91, no Parque Tamandaré.