A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, segue realizando a limpeza em lagoas e praias do município. Em Gargaú, o serviço teve início na segunda quinzena de abril, com a retirada de vegetação exótica do litoral, estendendo-se à maior lagoa da localidade – a Lagoa dos Quiosques -, que tem acesso à praia. Ao todo, já foram retiradas cerca de 800 toneladas de vegetação invasora da praia e da área que abrange o entorno da Lagoa dos Quiosques.
A erradicação de espécies exóticas invasoras (EEI) é o processo de remoção completa de uma espécie exótica invasora de um determinado ambiente, com o objetivo de restaurar a biodiversidade nativa e prevenir impactos negativos no ecossistema.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, o serviço será realizado em aproximadamente 420 mil metros quadrados, com retirada da vegetação invasora no entorno da Lagoa dos Quiosques, Lagoa do Comércio e Lagoa da Barra Velha.
– Está sendo feita a limpeza na maior lagoa da localidade; não só para melhorar o visual, mas principalmente pelo benefício que esse serviço traz ao meio ambiente. Ali encontramos a vegetação invasora conhecida como rabo de macaco, que prejudica o nascimento de plantas da vegetação nativa – explicou a secretária.
Luciana afirma que a erradicação de EEI é uma estratégia crucial para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, pois essas espécies podem causar impactos significativos na saúde, economia e meio ambiente.
Lagoa do Salgadinho
Os trabalhos seguem também na Lagoa do Salgadinho, localizada no Centro de São Francisco de Itabapoana, desde o início de abril. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o município, por meio do programa Limpa Rio. Tanto as limpezas de Gargaú como da área Central têm previsão de conclusão de três meses.