Entre janeiro e março deste ano, a Enel Distribuição Rio registrou 109 colisões de veículos com postes da rede elétrica em sua área de concessão no Estado do Rio de Janeiro — uma média superior a um acidente por dia. O número é semelhante ao do mesmo período de 2024, mas os impactos continuam significativos: aproximadamente 73 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado somente nos três primeiros meses de 2025.
As cidades de Araruama, Macaé, Maricá e Angra dos Reis apresentaram os maiores aumentos nas ocorrências. Araruama, por exemplo, saltou de três batidas no primeiro trimestre de 2024 para 14 em 2025 — um aumento de 367%. Macaé teve crescimento de 225% (de 4 para 13 ocorrências), enquanto Maricá registrou 186% de alta (de 7 para 20). Em Angra dos Reis, foram 9 colisões este ano, contra 7 no mesmo período do ano anterior — aumento de 29%.
Segundo José Luis Salas, diretor de Redes da Enel Rio, “a substituição ou conserto de um poste pode levar em média oito horas, mas em casos mais complexos, o tempo de restabelecimento do serviço pode ser ainda maior. Muitas vezes, toda a rede precisa ser substituída e, quando há perícia policial envolvida, o processo se torna mais demorado”.
Para Salas, além dos danos operacionais, é preciso reforçar a conscientização dos motoristas. “Os prejuízos causados por essas colisões são grandes, e a prevenção é uma responsabilidade de toda a sociedade”, destacou.
Responsabilização e atendimento
Quando há colisão com um poste, a concessionária deve ser comunicada para realizar os reparos. A equipe técnica é enviada imediatamente ao local para avaliar os danos e iniciar a substituição do equipamento e o restabelecimento da rede elétrica. Com base na placa do veículo e imagens do acidente, a Enel Rio aciona seu setor jurídico para cobrar do responsável os custos operacionais envolvidos — desde o primeiro atendimento até a troca do poste.
Orientações da Enel em caso de acidentes com postes:
1. Permaneça dentro do veículo até a chegada das equipes técnicas, evitando contato com partes metálicas.
2. Não toque em cabos caídos no chão ou sobre o carro.
3. Não tente isolar a área por conta própria.
4. Pedestres devem manter distância e acionar o socorro imediatamente.
Canais de atendimento da Enel Rio:
Site: [www.enel.com.br](http://www.enel.com.br)
App Enel (iOS e Android)
WhatsApp Elena: (21) 99601-9608
Central de Relacionamento: 0800 28 00 120