O governador do estado do Rio de Janeiro em exercício, Rodrigo Bacellar, anunciou a convocação de 443 professores aprovados em concursos realizados pela Secretaria de Estado de Educação em 2013 e 2014. Os novos docentes serão contratados para os cargos de professor Docente I (18h e 30h semanais), com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. O governador afirmou que, mesmo com as limitações impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal, o estado está cumprindo a lei e garantindo que nenhum professor receba menos do que o piso nacional do magistério.
A Justiça do Rio de Janeiro manteve a ilegalidade da greve dos professores da rede estadual, mesmo após recurso apresentado pelo Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe). A multa diária pelo descumprimento da liminar que determina o fim da paralisação e o retorno imediato às salas de aula foi mantida pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Cardozo. Ele entendeu que os alunos ficariam desprovidos do serviço essencial que é o ensino. Haverá uma audiência de conciliação promovida pelo Tribunal de Justiça entre o Sepe e os representantes do governo do Estado.
Os professores convocados deverão se apresentar nas regionais da Secretaria de Estado de Educação para entrega de documentação, perícia médica e acolhimento. A secretária da pasta, Roberta Barreto, comemorou a convocação dos novos professores e destacou o comprometimento do governo do estado com os aprovados nesses concursos.
A Secretaria de Estado de Educação também iniciou o projeto “Integração e Acolhimento dos Novos Servidores” para dar boas-vindas aos 645 profissionais que já haviam sido convocados nos mesmos concursos. Desde agosto de 2021, o Governo do Rio investiu quase R$ 1 bilhão em benefícios para os profissionais do magistério, concedeu 20% de recomposição para todos os servidores e colocou os salários em dia. A Seeduc acredita que, com diálogo e respeito, conseguirá avançar cada vez mais em conquistas para a Educação.