A primeira aula dos cursos gratuitos profissionalizantes do Departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR), iniciada nesta quarta-feira (11) por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Humano de São Francisco de Itabapoana, foi considerada um sucesso. Neste primeiro dia, iniciaram as turmas de Auxiliar de Farmácia, Manicure e Cabeleireiro, em um espaço totalmente renovado em uma nova sala, mais ampla, climatizada, com mobiliário novo e equipamentos, oferecendo mais conforto e dignidade para alunos e professores.
. Ao todo, são 578 matriculados, distribuídos em 15 cursos de diferentes áreas, que visam a transformar vidas. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Alunos das turmas de Auxiliar de Farmácia, Manicure, Cabeleireiro e Alongamento de Unha em Gel tiveram suas primeiras experiências com uma nova profissão.
A professora responsável pelo curso de cabeleireiro, Amanda Batista Paes, tem 32 alunas divididas em duas turmas (manhã e tarde) e diz que está preparando as alunas para serem grandes profissionais e conquistarem uma oportunidade no mercado de trabalho.
– A nossa expectativa é muito grande. Já dou aula há quatro anos, e a procura foi maravilhosa. Nós queremos formar sempre profissionais capacitados, e hoje já temos alunos com o seu próprio negócio. É muito gratificante – ressaltou Amanda.
Moradora na localidade de Espiador, a administradora Karollayne Souza Batista disse que está muito animada com o curso de cabeleireiro. “Ainda não tenho uma visão muito ampla da área, mas quero chegar ao final do curso sendo uma profissional e pronta para encarar o mercado, com o meu próprio salão”.
Segundo o diretor do GTR, José Augusto Fernandes, para os cursos de Costura Criativa, Penteado e Manicure, ainda há vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, localizada na Avenida Edenites da Silva Viana, 141, no Centro de São Francisco. O número para informações é o (22) 99858-4491.
Os cursos oferecidos são:
Corte e costura
Cabeleireiro
Oficina de Artes
Manicure
Manicure com Alongamento
Padeiro
Penteado
Barbeiro
Design de Sobrancelha
Auxiliar de Farmárcia
Costura Criativa
Maquiagem
Trancista
Crochê
Foto e Vídeo
gallerygtr/gallery