Começam nesta sexta-feira (dia 30), às 10h, as inscrições para o concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que vai formar um cadastro de reserva no cargo de analista judiciário (diversas especialidades), com exigência de nível superior. O salário oferecido é de R$ 12.455,30.
Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 20 de setembro, pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora da seleção. A taxa de participação é de R$ 120 e pode ser paga até 11 de outubro em qualquer banco, bem como em casas lotéricas e Correios.
Isenção de inscrição – Para solicitar a isenção da taxa de inscrição, o candidato deve preencher o requerimento disponível no site do Cebraspe, com o Número de Identificação Social (NIS), atribuído pelo CadÚnico, e a declaração de que é integrante de família de baixa renda (declaração de hipossuficiência). Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde também têm direito à isenção.
Especialidades – Os candidatos poderão concorrer ao cargo de analista judiciário em diversas especialidades:
- Área Administrativa
- Área Administrativa – Inspetor da Polícia Judicial
- Análise de Sistemas de Informação
- Arquitetura
- Biblioteconomia
- Comunicação Social
- Contadoria
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Mecânica
- Medicina – Cardiologia
- Medicina – Clínica Médica
- Medicina – Ortopedia
- Odontologia
- Pedagogia
- Psicologia
- Suporte em Tecnologia da Informação
- Área Judiciária
Provas – Os candidatos serão submetidos a provas objetivas (com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos), no dia 1º de dezembro, em Brasília. No mesmo dia, haverá prova discursiva.
Para o cargo de inspetor da Polícia Judicial, haverá ainda um teste de aptidão física. Neste caso, os candidatos terão que fazer flexão de braço na barra fixa (sexo masculino) ou de barra estática (sexo feminino), além de abdominal e corrida de 12 minutos. Confira aqui o edital.
O gabarito deverá ser divulgado no dia 6 do mesmo mês. O resultado final está previsto para 10 de janeiro de 2025.
Reserva de vagas – Segundo o edital, 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência. Além disso, 20% serão reservadas a candidatos negros. Os candidatos indígenas terão uma cota de 3% das oportunidades. Quem for submetido à identificação especial poderá ser fotografado no dia de realização das provas.
Contratação – Os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Fonte: Extra