Apesar de janeiro e fevereiro serem tradicionalmente considerados os meses mais fracos para o comércio, em função do período de veraneio, a expectativa dos lojistas de Campos dos Goytacazes para o início de 2026 é otimista. A saída de milhares de moradores rumo às praias da região costuma impactar o movimento nas lojas, mas alguns segmentos acabam sendo beneficiados pela temporada.
Setores como o de gêneros alimentícios, vestuário e materiais de construção tendem a registrar aumento nas vendas neste período. Em janeiro, o comércio terá o primeiro feriado de 2026 no dia 15, uma quinta-feira, em razão do feriado municipal religioso em homenagem a Santo Amaro. Nessa data, as lojas estão autorizadas a funcionar, desde que sejam respeitadas as regras previstas no acordo coletivo entre o Sindicato do Comércio Varejista de Campos e o Sindicato dos Comerciários.
Após o feriado, a expectativa é de crescimento no movimento em outros segmentos, especialmente papelarias, lojas de material escolar e de uniformes, impulsionados pela proximidade da volta às aulas, em fevereiro.
Já para o mês de fevereiro, o comércio aposta no aquecimento das vendas em função do Carnaval, que em 2026 será celebrado entre os dias 14 e 18. A maior festa popular do país costuma impulsionar diversos setores, como vestuário, alimentos e bebidas. Com a folia concentrada na primeira quinzena do mês, a expectativa é de que a cidade retome sua rotina normal ainda antes do início de março.


