Fim de férias escolares! Chegou a hora de voltar para casa. Com o objetivo de promover um retorno às aulas mais seguro para todos, a Arteris Fluminense, concessionária de administra a BR-101-RJ, reforça os cuidados na direção nesse período de grande movimento nas estradas.
“A primeira dica é o uso do cinto de segurança, primordial para todos os passageiros dentro do veículo, independente se o trajeto for longo ou curto. Se levou seu pet, ele também precisa estar em caixas de transporte apropriadas ou com cinto de segurança. Não se esqueça que os pequenos, menores de 10 anos ou que ainda não atingiram 1,45m, devem viajar em cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança apropriado ao tamanho. Por falar em cadeirinha, as regras mudaram em 2025”, destaca a gerente de Operações, Simone Cardozo.
Segundo a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e da Lei nº 14.071 de 2021 teve alterações e as regras para o uso da cadeirinha ficaram ainda mais rigorosas:
- Bebês de até 1 ano ou até 13kg: devem usar o bebê-conforto ou cadeirinha voltada para trás.
- De 1 a 4 anos ou até 18kg: cadeirinha voltada para frente com cinto de cinco pontos.
- De 4 a 10 anos ou até 1,45m: assento de elevação, sempre com o cinto de segurança do carro ajustado corretamente.
- A partir de 7 anos (ou quando atingirem 1,45m): já podem usar o cinto de segurança do carro diretamente, mas apenas se ele se ajustar bem ao corpo. Mas ainda no banco traseiro!
O descumprimento da regra pode gerar multa e pontos na carteira, além de colocar em risco a vida das pessoas que você ama. Outro hábito comum é amamentar dentro do veículo, mas com carro em movimento, nunca tire o bebê da cadeirinha. Pare em um local seguro, alimente a criança e siga viagem em segurança.
Após uma viagem longa, é comum o veículo apresentar alguma falha por desgaste. Não se esqueça de verificar o óleo e fazer uma revisão antes de pegar estrada.
Atenção para a velocidade! Especialmente, nesse período do ano, quando as chuvas são mais intensas, os cuidados devem ser redobrados para evitar possíveis acidentes. Além disso, fique sempre atento à sinalização, seja ela por acidente ou obra. Ao avistar placas ou cones na pista, reduza a velocidade e mude de faixa. Desacelere. Seu bem maior é a vida!
Fonte: Arteris Fluminense