O intenso congestionamento na Avenida Arthur Bernardes, que começou na manhã desta segunda-feira (10), se estende até o início da noite, complicando o tráfego em diversas vias de Campos dos Goytacazes. O Trevo do Índio está completamente congestionado, afetando o fluxo de veículos em outras regiões da cidade. A situação ocorreu devido à proibição da circulação de caminhões acima de quatro eixos, conforme determinação da portaria nº 21/2025, e à falta de uma rota alternativa viável.
A interdição pegou os caminhoneiros de surpresa, resultando em longas filas e dificuldades para quem precisa trafegar pelo local. Diante do impasse, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) informou que está em diálogo com a Prefeitura de Campos e solicitou a prorrogação do prazo da restrição para evitar impactos no cronograma das obras. Em nota, o órgão garantiu que irá reparar eventuais danos na via municipal usada como rota alternativa.
A situação da RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) também gera preocupação, já que a via passou por sucessivas interdições nos últimos anos. Em outubro de 2023, a estrada foi fechada para obras e só reaberta nove meses depois. Em 2022, enfrentou dois bloqueios: um em maio, devido a reformas na ponte sobre o Canal de Tocos, que durou cinco meses, e outro em dezembro, causado por alagamentos.
Desde o início das intervenções na rodovia, a Prefeitura de Campos propôs ao DER a implementação de um sistema de Pare e Siga na RJ 238, como forma de manter o tráfego fluindo, solução que já foi adotada anteriormente em trechos em manutenção, incluindo a própria Estrada dos Ceramistas entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano. Até o momento, a solicitação não foi acatada.


