Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está convocando todos os professores, cuidadores, mediadores e auxiliares de turma que atuam em berçários e creches da rede pública e privada, com atendimento de crianças até 4 anos de idade, para se imunizarem contra a coqueluche. O chamamento é devido ao comunicado, feito pelo Ministério da Saúde, mediante nota técnica, que trata da atualização no Programa Nacional de Imunizações (PNI), ampliando a indicação de uso do imunizante dtpa (vacina adsorvida Difteria, Tétano e Pertussis – acelular), tipo adulto, em caráter excepcional.
A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa, especialmente perigosa para bebês e crianças pequenas, e que tem como agente etiológico a Bordetella pertussis. Compromete especialmente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por crises de tosse seca. O aumento dos casos pode estar relacionado à diminuição da cobertura vacinal, ao surgimento de cepas resistentes ou à falta de imunização em profissionais que lidam com essas populações vulneráveis.
“É crucial que os adultos, especialmente aqueles que trabalham diretamente com crianças até 4 anos de idade, estejam vacinados para evitar a transmissão da doença. Além disso, o componente Coqueluche também está presente no calendário infantil na Pentavalente, que é feita aos dois, quatro e seis meses; com reforço na DTP, aplicada em crianças de um ano e três meses e com quatro anos”, informou o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.
O reforço da dtpa será aplicado diretamente no polo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEDUCT), a partir desta terça-feira (26), sala 14, das 9h às 14h. No ato da vacinação, o profissional deve apresentar documento original com foto; cartão de vacina e do SUS; documento que comprove vínculo com a instituição/creche (contracheque ou declaração da unidade) e, para mulheres que são mães, apresentar junto à documentação o cartão de gestante. “Profissionais que possuem filhos com menos de 10 anos de idade, não devem tomar a vacina contra a coqueluche, pois já tomaram o imunizante na gestação e o mesmo tem validade de 10 anos”, orientou Leonardo.
CONFIRA A DIVISÃO DOS DIAS DE VACINAÇÃO PELAS INICIAIS DAS LETRAS DOS NOMES
Letra A até a letra E – Dias 26, 27 e 28 de novembro
Letra F até a letra J – Dias 29 de novembro e 02 e 03 de dezembro
Letra K até a letra O – Dias 04, 05 e 06 de dezembro
Letra P até a letra T – Dias 09, 10 e 11 de dezembro
Letra U até a letra Z – Dias 12 e 13 de dezembro
REPESCAGEM: A até a letra L – Dia 16 e 17 de dezembro
REPESCAGEM: M até a letra Z – Dias 18 e 19 de dezembro
REPESCAGEM: Dia 20 de dezembro
Fonte: Ascom