Desde o início do ano, o esquema vacinal contra a Covid-19 foi atualizado, incluindo agora idosos e gestantes na rotina de imunização. As crianças de 6 meses a menores de 5 anos continuam sendo vacinadas, e pessoas com 60 anos ou mais devem receber uma dose a cada seis meses. Já as gestantes precisam se vacinar contra a doença em qualquer fase da gravidez.
Além disso, os grupos de risco, como pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde, devem receber reforços anuais. A vacinação é centralizada no Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal, situado na Secretaria de Saúde, mas a população também pode buscar o imunizante no Clube da Terceira Idade, Clínica da Criança e Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão.
A vacina contra Covid-19 está disponível para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossuprimidos; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades; pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais; funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.
No ato da vacinação é necessário apresentar documento com foto, CPF e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes. Idosos, gestantes e puérperas devem levar o Cartão de Vacina Covid-19 juntamente com documentos pessoais. Para os imunocomprometidos é obrigatório o laudo médico.
Fonte: Ascom