
Com apresentação musical, comidas típicas, exposição de atividades e brinquedos afro, a Creche Escola Jalily Pinheiro Acruche, no Centro, encerrou o projeto sobre o Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira (20). O ponto alto do evento foi uma homenagem feita a personalidades negras sanfranciscanas.
Uma das personalidades homenageadas, a diretora da creche, Sofanias Manhães, explicou que a ideia foi homenagear pessoas conhecidas por sua história e representatividade no município. “O projeto começou no dia 10, com exposição de trabalhos, brinquedos afrodescendentes e atividades artísticas. Hoje, estamos aqui celebrando as pessoas negras que fazem a diferença na nossa cidade”, disse.
Assim como Sofanias, a subsecretária municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Kíssila Sobrinho, disse que se sentiu honrada em estar na lista dos homenageados. De acordo com ela, todas as personalidades são conhecidas por suas conquistas no dia-a-dia e luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
— O Dia da Consciência Negra não é somente em novembro, é durante todo o ano. É bom lembrar sempre disso, pois, por muito tempo, os negros e os povos originários sofreram um apagamento de sua história, e agora estamos resgatando isso. É bom que as crianças se sintam valorizadas e entendam que elas podem ser o que desejarem e seguir o caminho que escolherem — disse a subsecretária.
Lista – Os homenageados foram: Renato Chagas, psicólogo; Lídia de Barrinha, presidente do Quilombo de Barrinha; Manoel Mendes, técnico de Meio Ambiente; Vinny do Agitta, influenciador; Maria Vermelho, parteira; Nieta do Macuco, parteira; Elma dos Santos, coordenadora pedagógica.


