Uma criança de quatro anos, identificada como Caio Gomes Batista da Conceição, morreu após broncoaspirar um objeto ainda não identificado enquanto brincava em casa, no distrito de Tocos, na Baixada Campista. O menino estava internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e teve morte encefálica confirmada na última segunda-feira (10).
Segundo a mãe, Caio passou mal de forma repentina na noite de quinta-feira (6) e foi levado ao Hospital São José, onde sofreu duas paradas cardiorrespiratórias. Os médicos tentaram reanimá-lo por cerca de 33 minutos antes da transferência para o HFM, onde ele permaneceu internado na UTI Pediátrica.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que todos os exames e protocolos médicos foram realizados, e o diagnóstico de morte encefálica foi concluído às 15h05 do dia 10. A equipe do NF Transplantes prestou acolhimento aos familiares e explicou o direito à doação de órgãos, conforme a legislação nacional e a Resolução CFM nº 2.173/2017.
Após o encerramento do protocolo, o Núcleo de Atendimento Familiar acionou a Polícia Civil para a remoção do corpo ao Instituto Médico Legal (IML), procedimento obrigatório. O hospital ressaltou que não possui controle sobre o tempo de chegada do veículo da Polícia Civil.
O HFM lamentou o falecimento, manifestou solidariedade à família e informou que a unidade está à disposição para prestar esclarecimentos sobre todos os procedimentos realizados. O caso foi registrado e é investigado pela 134ª Delegacia de Polícia do Centro.


