Nesta segunda-feira (01), uma mãe se pronunciou nas redes sociais relatando um acidente com seu filho de apenas 5 anos na praça do Flamboyant, em Campos, no último domingo (30). A mãe criticou a falta de estrutura e segurança dos brinquedos, frequentados diariamente por várias crianças.
Segundo o relato, o menino precisou ser internado na UTI de um hospital particular após sofrer um traumatismo craniano devido à queda. A criança caiu de um brinquedo multifuncional chamado Artefato Recreativo Mutikid Premium, que inclui uma escadinha, trepa-trepa e escorrega. A ausência de uma peça retirada do brinquedo pode ter contribuído para o acidente.
Em resposta, a prefeitura afirmou que a manutenção dos brinquedos nas praças e nos Espaços de Esporte e Lazer é realizada regularmente pela empresa responsável pela instalação dos equipamentos, que incluem 15 diferentes tipos. Recentemente, reparos foram feitos em brinquedos na Praça Santa Terezinha, no bairro Pecuária, na Praça entre a Rua Teixeira de Mello e Conselheiro Thomaz Coelho, no bairro do Caju, e no playground do Calçadão da Avenida Carmem Carneiro, entre outros locais.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura ressaltou a importância da supervisão adulta durante o uso dos brinquedos, especialmente devido ao intenso fluxo de crianças. A secretaria já comunicou à empresa a necessidade de acelerar o reparo do brinquedo na Praça Flamboyant e lamentou o ocorrido, considerando o acidente uma fatalidade.
Para a segurança das crianças, a secretaria alerta os pais a ensinarem seus filhos a não transitar na frente ou atrás dos balanços em movimento.