Os próximos dias serão de tempo instável no estado do Rio de Janeiro devido à passagem de uma frente fria, e o Norte Fluminense está sob alerta (perigo potencial) de chuvas de moderadas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento a partir da tarde desta terça-feira, 2. O aviso, emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi repassado à Defesa Civil de São João da Barra nesta segunda-feira, 1º, que estará em estado de atenção.
O volume de chuva pode chegar aos 50mm/dia em alguns municípios, com a temperatura em São João da Barra podendo baixar à mínima de 20⁰C. A mudança, segundo o Cemaden, é provocada pela baixa pressão com os ventos de norte transportando umidade e deixando o tempo ainda mais instável. Essa combinação, somada às altas temperaturas, aumenta o potencial para tempestades.
Diante desse cenário, a Defesa Civil municipal traz como recomendação evitar a circulação em lugares descampados nos momentos de vento mais forte. Pescadores devem evitar sair com as embarcações ao mar nesse período. Em caso de rajada, não procurar abrigo embaixo de árvores. Veículos não devem estacionar nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda.
O tempo só começa a se estabilizar entre quinta-feira, 4, e sexta, 5, quando as temperaturas estarão amenas e a tendência é de redução na intensidade das chuvas, embora ainda possam ocorrer pancadas moderadas de forma isoladas na quinta, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, que podem chegar a ocasionalmente
fortes.
A Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública de SJB, coloca à disposição para emergência os seguintes números: (22) 2741-1190, (22) 2741-8370, 199 e (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp).


