As equipes da Secretaria de Defesa Civil seguem prestando atendimento as famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram em todo o município. Neste domingo (05), as equipes estiveram na localidade de Santo Eduardo, Serrinha e Conceição do Imbé. Na área central foram registradas ocorrências de quedas de árvores e houve um chamado por árvore atingida por queda de raio. Nenhum ferido.
As equipes seguem atuando, prestando atendimentos as famílias atingidas pelas chuvas, além de ações sociais, desobstrução de estradas, limpeza de córregos, avaliação de imóveis em situação de risco, dentre outras coberturas.
Na localidade de Serrinha, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizaram atendimento a 50 famílias, com entrega de água mineral, porque, devido às chuvas, houve uma enxurrada de água, causando a contaminação dos poços artesianos.
Já em Conceição do Imbé foram realizados atendimentos a 35 famílias, com entrega de água mineral, devido o transbordo da Lagoa de Cima ter ocasionado a interdição de vários pontos da estrada, também causando a contaminação dos poços artesianos.
Em Santo Eduardo três ocorrências foram registradas por alagamentos, e um deslizamento de terra, no trecho da Ponte Itabapoana.
Em Lagoa de cim, houve queda de poste de energia, além de duas quedas de árvores. Em Ururaí as equipes realizaram a remoção de uma família de área de risco.
As equipes de defesa Civil também realizaram transporte de combustível para o Hospital São José, com 60 litros de óleo diesel para abastecimento do gerador de energia.
De acordo como secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto, o governo Municipal tem estado presente em todas as regiões atingidas, em um trabalho integrado das Secretarias de Agricultura, Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, Secretaria de Obras, Secretaria de Governo, Secretaria de Administração e com a Coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil.
“Esse período de sazonalidade exige uma vigilância e atenção constante de todos os órgãos municipais, estaduais, federais, sociedade civil organizada e a população como um todo. Afinal, Defesa Civil Somos Todos Nós,” concluiu.
Centro de monitoramento de Defesa Civil divulgou as últimas atualizações de monitoramento hidrológico
NIVEL DO RIO URURAI às 11:40 horas 3,74m – cota de transbordo 3,80m
NIVEL DO RIO PARAÍBA às 09:15 8,15m- cota de transbordo 10,40m
NÍVEL DA LAGOA FEIA ás 8:00 horas – 2,36m
NÍVEL DA LAGOA DE CIMA às 7:15 horas – 6,65m
Fonte: Ascom