O tenente BM José Ricardo Gomes, diretor do Departamento de Defesa Civil e a assistente social Eliana Carvalho, da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano de São Francisco de Itabapoana, participaram nesta segunda-feira (03) de uma reunião com gestores das Defesas Civis do Norte Fluminense e representantes do Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ). O objetivo foi receber orientações sobre o Cell Broadcast, novo sistema de monitoramento de alarme e desastres na região. A reunião aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic).
O Cell Broadcast envia mensagens ou sons diretamente para os celulares de pessoas em áreas de risco, sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos. As mensagens podem ser personalizadas com informações específicas sobre o tipo de desastre, o local afetado e as medidas de segurança que devem ser tomadas pelos moradores.
– A intenção é fazer com que os municípios fiquem mais preparados e tragam mais tranquilidade para a população nesse período de chuvas. E também ficarem alerta para o período de estiagem, que está para chegar – disse o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel BM Anthony Barrera.
Na avaliação de José Ricardo, o sistema será de suma importância para São Francisco. “O município vem sofrendo todos os anos com situações de enchentes, principalmente neste período de início do ano. E logo após, vem o período da estiagem. Então precisamos estar preparados para resolver a situação. Com o sistema, vamos receber os alertas antecipados sobre a possibilidade de ocorrência de desastre, inclusive por meio de sirenes e mensagens via telefonia celular. Assim vamos cientificar a população e orientá-la sobre os padrões comportamentais a serem observados em situação de emergência”, explicou.
gallerydefesa civil/gallery