A Defesa Civil de São João da Barra prossegue com o trabalho de salvamento aquático nos 32 quilômetros da orla marítima do município, desde o Pontal de Atafona até a praia do Açu, em apoio ao Corpo de Bombeiros. O objetivo é proporcionar mais segurança aos banhistas que frequentam as praias do litoral sanjoanense.
“Todos os profissionais são capacitados em segurança e salvamento marítimo e isso é fundamental para garantir um atendimento de qualidade à população. Mas para otimizar o socorro em caso de afogamento é fundamental que os banhistas, ao chegarem nas praias, fiquem próximos aos postos dos guarda-vidas”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Marco Antônio Ribeiro.
Somente da Prefeitura, de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, 40 guarda-vidas estão atuando diariamente em 12 postos do Pontal de Atafona até a Lagoa de Iquipari e sete postos na praia do Açu, do Canto das Pedras até a Lagoa do Açu. Além disso, oito guarda-vidas do Corpo de Bombeiros atuam em três locais, na passarelas do Posto 2, em frente ao Polo Gastronômico, do Posto 3, nos Mineiros,e no Posto 4, em Chapéu de Sol.
Para auxiliar no resgate de possíveis vítimas de afogamento e fazer o monitoramento diário da orla o Corpo de Bombeiro estará atuando, também, com moto aquática, além de outros equipamentos de salvamento marítimo. Já no Pontal de Atafona a Defesa Civil estará utilizando dois pranchões para facilitar o resgate dos banhistas e especialmente de usuários de caiaque e Jet ski, caso venham a virar distante da orla.
A Defesa Civil, que coordena o trabalho de 80 guarda-vidas, ficará responsável ainda em administrar o uso das cadeiras anfíbias que estarão disponíveis aos cadeirantes e às pessoas idosas para tomar banho de mar e de sol, nas Passarelas dos Postos 2, 3 e 4.
– Seguimos atuando de forma integrada junto a todas as instituições de segurança que atuam na cidade, visando sempre a segurança dos moradores e dos visitantes – finalizou o secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho.
Fonte: Ascom SJB