A Defesa Civil, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), realizou uma operação emergencial para a remoção de 31 árvores localizadas ao longo da BR-356. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira (19), foi necessária após a constatação de que vândalos atearam fogo nos troncos das árvores, comprometendo a estrutura e aumentando o risco de as mesmas caírem sobre a pista, provocando acidentes.
A equipe técnica da Defesa Civil identificou que o fogo atingiu a base das árvores, causando danos estruturais severos. Essa situação representava uma ameaça direta à segurança dos motoristas que trafegam pela rodovia, que é um importante eixo de ligação entre Campos e São João da Barra e o Porto do Açu.
A operação, iniciada por volta das 6h e concluída antes das 13h, foi realizada com equipamentos especiais e a rodovia precisou ser parcialmente interditada durante o processo, funcionando com sistema pare e siga com a orientação de agentes do órgão municipal para garantir a segurança dos motoristas.
“Essa ação conjunta foi necessária, pois as árvores estavam em estado crítico após o incêndio, oferecendo perigo imediato à comunidade e aos motoristas que trafegam pela BR-356. A remoção foi feita de maneira rápida e eficiente para evitar maiores transtornos”, afirmou o coordenador de Operações da Defesa Civil, Orlando Luís.
A Defesa Civil de Campos alerta para a gravidade dos atos de vandalismo e destacam que tais ações, como as que criam focos de incêndios, não apenas prejudicam o meio ambiente, mas também colocam vidas em risco. A Defesa Civil orienta a população a denunciar qualquer atividade suspeita às autoridades competentes.
Fonte: Secom