A Defesa Civil de Campos participou, na última semana, do simulado anual de preparação para chuvas intensas, realizado pela Redec Norte 10 Norte Fluminense, que reuniu equipes de nove municípios da região. O exercício visa aprimorar o conhecimento das equipes de trabalho nas ações que se fizerem necessárias em situações de chuvas intensas no município. A Defesa Civil ressalta a importância desse exercício, levando-se em consideração as diferenças geomorfológicas de cada município.
“A prevenção é um dos pilares fundamentais para mitigar os efeitos das chuvas intensas. O preparo adequado das equipes, com a atualização de protocolos e estratégias de ação, é essencial para uma resposta rápida e eficiente em situações de emergência”, ressalta o secretário municipal de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.
De acordo com ele, o monitoramento constante das condições climáticas também desempenha papel vital na redução de riscos, uma vez que as análises do Centro de Monitoramento (CEMOD) permitem o planejamento e a celeridade nas ações de resposta.
“Ao integrar tecnologias de previsão e sistemas de alerta, as equipes conseguem antecipar eventos adversos e tomar medidas preventivas com maior antecedência, contribuindo para mitigar os danos causados por chuvas intensas. Esse tipo de preparação contínua assegura que, diante de uma emergência, a resposta será mais eficaz e menos suscetível a falhas”.
A participação da Defesa Civil de Campos no simulado anual da Redec 10 Norte Fluminense reflete o comprometimento da instituição em fortalecer a preparação regional e contribuir para a construção de respostas cada vez mais eficientes e coordenadas em situações de chuvas intensas.