A 123ª Delegacia de Polícia de Macaé conquistou o primeiro lugar no ranking de efetividade das delegacias do Estado do Rio de Janeiro, com uma nota de 98,8% e conceito AAA. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Polícia Civil, que lançou um novo sistema de Avaliação Global da produtividade e performance das delegacias.
O delegado da unidade, Pedro Emílio, destacou a importância do trabalho integrado entre as forças de segurança para a redução da criminalidade no município. “Recebemos com muita felicidade e honra essa notícia. Nos últimos anos, Macaé tem vivido uma redução significativa nos índices de criminalidade, resultado não apenas das ações da Polícia Civil, mas também do trabalho conjunto com a Polícia Militar e instituições municipais. Criamos um ecossistema de segurança eficiente, que se reflete diretamente na melhoria dos índices da cidade”, afirmou.
A nova metodologia da Polícia Civil permitiu demonstrar a relação entre produtividade e impacto na segurança pública. “O sistema mostra que a gestão como um todo compreende os produtos institucionais a serem entregues pela Polícia Civil. Alcançamos uma grande produtividade investigativa, com mais de 100 investigações concluídas por mês, além de termos registrado a segunda maior produtividade operacional do estado em 2024”, acrescentou o delegado.
Redução da criminalidade
A atuação das forças de segurança, aliada a políticas públicas municipais, resultou em uma expressiva queda nos índices de violência em Macaé. Comparando os anos de 2023 e 2024, houve:
– 51,4% de redução nos casos de letalidade violenta (homicídios);
– 72,6% de queda nos roubos de veículos;
– 46,4% de redução nos roubos de rua;
– 50% de diminuição nos roubos de carga.
Já na comparação entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025, os números apontam:
– Redução de 83% nos homicídios;
– 33% a menos de roubos de veículos;
– Queda de 85% nos roubos de rua;
– Redução de 50% nos roubos a estabelecimentos comerciais;
– Nenhum registro de roubo de carga.
Reconhecimento e investimentos
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, celebrou o resultado e parabenizou a equipe da 123ª DP. “Em 2020, nossa cidade estava entre as seis mais violentas do Brasil. Hoje, graças ao trabalho conjunto com a Polícia Militar, Ministério Público, Polícia Federal, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana, já colhemos índices positivos. Pelo terceiro ano consecutivo, Macaé é destaque no estado em combate à criminalidade e redução da violência, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP)”, ressaltou.
Ele também destacou investimentos municipais que contribuíram para a melhoria da segurança pública, como a construção do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, inaugurado em julho de 2023, e o pagamento de policiais militares para reforço no patrulhamento diário por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).