O programa Linha Verde, do Disque-Denúncia, recebeu 112 denúncias sobre comercialização, fabricação e uso de linhas chilenas e cerol no estado do Rio nos quatro primeiros meses deste ano, 133% a mais do que no mesmo período no ano passado, e o maior número desde 2021.
Já no ano passado, foram registrados 400 acidentes envolvendo motos na Linha Amarela, sendo 12 causados por linha chilena. No total, 10 dos acidentes terminaram em mortes.
O Código de Trânsito Brasileiro indica o uso obrigatório da antena corta-pipa para motociclistas profissionais, mas a recomendação serve pra todos que andam de moto, inclusive no lazer. O item serve como proteção contra a linha chilena e cerol.
Maio Amarelo
O mês de maio é marcado por campanhas que buscam um trânsito mais seguro. O Maio Amarelo chama para a conscientização sobre a segurança no trânsito, para despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões no trânsito.
Na manhã desta quinta-feira (16), a Linha Amarela S.A. (LAMSA) distribuiu as antenas pra quem passava pela via. José Carlos Viana, gerente de operação da LAMSA, orientou sobre a importância da campanha e de relembrar a sociedade sobre a segurança que a antena proporciona.
“A antena tem que ser uma ferramenta fundamental na moto, visando exatamente a segurança dele [motociclista], do trajeto dele. É muito importante e nós continuaremos fazendo a campanha recorrentemente,” explica.