ALEXANDRE ARAUJO E BEATRIZ CESARINI
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Memphis Depay chegou ao Corinthians com um histórico de lesões, mas, até aqui, não conviveu com problemas desta natureza na passagem pelo futebol brasileiro. O jogador holandês, inclusive, agradeceu aos membros do departamento médico do time, segundo revelou Ana Carolina Côrte, chefe do setor.
“Cada um é de um jeito e trabalhamos em cima de cada um. Há diversos métodos de recuperação. O Memphis é um caso incrível, porque ele veio de muitas lesões antes. Ele me falou esses dias, veio agradecer, porque ele está há seis meses sem lesão muscular alguma. Nem lembra qual foi a última vez que isso aconteceu. O trabalho que acreditamos é, principalmente, essa intervenção na recuperação”, afirmou Côrte.
Ana Carolina Côrte, além do Corinthians, também trabalha no Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ela é gerente da área de saúde do atleta da entidade.
Ela retornou ao COB em fevereiro, dois anos após pedir demissão da entidade. Desde a posse de Marco La Porta como presidente, o comitê atravessa reestruturação em alguns setores.
Ana Carolina participou de evento em que o COB anunciou a renovação do patrocínio da Medley. O encontro aconteceu na última quarta-feira, no Rio de Janeiro.
A médica integrou debate com Carla Di Pierro, psicóloga do COB, e as ginastas Julia Soares e Lorrane Oliveira. O tema principal foi a saúde mental dos atletas.
HISTÓRICO DE MEMPHIS
Memphis foi anunciado como reforço do Corinthians em setembro do ano passado. Ele tem vínculo até o fim do ano que vem.
Ele chegou ao Brasil com longo histórico de lesões. O clube que defendeu mais recentemente na Europa foi o Atlético de Madri, onde conviveu arduamente com o problema.
A lesão mais grave de Depay aconteceu na temporada 2019/20. O atacante sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo quando defendia o Lyon, da França. Ele precisou de 199 dias para se recuperar.
Os problemas físicos também o acompanharam no Barcelona, outro clube que defendeu no futebol espanhol. Foram quatro lesões e 143 dias afastados dos gramados.
AS LESÕES DE DEPAY NOS ÚLTIMOS ANOS
– 24/25 – Lesão muscular – 22 dias – sem clube
– 23/24 – Lesão muscular – 32 dias – Atlético de Madri
– 23/24 – Lesão muscular – 28 dias – Atlético de Madri
– 23/24 – Lesão muscular – 59 dias – Atlético de Madri e seleção
– 23/24 – Lesão muscular – 5 dias – Atlético de Madri
– 22/23 – Lesão na panturrilha – 89 dias – Atlético de Madri e seleção
– 22/23 – Lesão muscular – 24 dias – Atlético de Madri
– 22/23 – Problemas musculares na coxa – 59 dias – Barcelona e seleção
– 21/22 – Ruptura muscular na coxa – 10 dias – Barcelona
– 21/22 – Problemas no tendão de Aquiles – 42 dias – Barcelona
– 21/22 – Lesão na coxa – 32 dias – Barcelona
– 19/20 – Ruptura dos ligamentos cruzados – 199 dias – Lyon
– 19/20 – Problemas musculares na coxa – 14 dias – Lyon e seleção
– 19/20 – Problemas musculares na coxa – 11 dias – Lyon e seleção