O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) solicitou à Prefeitura de Campos, por meio de ofício, a prorrogação do prazo para que caminhões com mais de 4 eixos possam trafegar pelas vias urbanas da cidade. O DER também afirmou que irá reparar os danos causados nas vias utilizadas como rotas alternativas.
A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (10), pegando muitos caminhoneiros de surpresa e gerando um grande congestionamento na Avenida Arthur Bernardes. Havia um acordo para o uso de rotas alternativas enquanto a RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) passava por obras aceleradas, mas o DER solicitou a prorrogação do prazo, o que foi negado pela Prefeitura de Campos.
Em nota, a Prefeitura de Campos informou que os pontos de bloqueio estão sendo mantidos por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), que orientam os motoristas sobre a proibição de acessar as vias administradas pelo município.
Novas rotas alternativas foram definidas para os veículos de carga com mais de 4 eixos, que deverão seguir pela BR 356, no sentido BR 101, passando pela Avenida Presidente Kennedy (Jockey Clube), RJ 216 até o trevo de Donana, e depois pela RJ 238 (Estrada dos Ceramistas) até a BR 101. Para os veículos que chegam ao município pela BR 101, o mesmo trajeto deverá ser seguido no sentido contrário.
Os pontos de bloqueio estão localizados nos seguintes locais:
– Cruzamento do Cepop – BR 356 x Alberto Lamêgo
– Ponto no Assaí – Avenida Artur Bernardes x BR 101
– Ponto no Carvão – Avenida dos Ceramistas x Estrada do Carvão


