O descarte irregular de lixo e entulho é crime ambiental previsto na Lei Federal n° 9.605/1998 e regulamentado pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos Lei 12.305/2010. Mesmo com sanções previstas para quem descumprir as normas e Campos tendo 12 Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos (PEVE), conhecidos como entulhódromos, o flagrante da irregularidade pelas ruas de Campos continua.
O flagrante aconteceu nesta quarta-feira (26). Agentes da Postura de Campos encontraram caminhões despejando resíduos em terreno no bairro Flamboyant, a poucos metros de um PEVE. O motorista de um dos veículos foi detido e levado à 134 Delegacia de Polícia para registro de Boletim de Ocorrência. O flagrante foi divulgado nas redes sociais do prefeito Wladimir Garotinho. Em março deste ano, o Wladimir divulgou outro crime ambiental, na ocasião no Parque Julião Nogueira, também a poucos metros de um entulhódromo.
“O descarte irregular de entulho é um crime que afeta o meio ambiente e a qualidade de vida de toda a cidade. Infelizmente, ainda flagramos caminhões despejando resíduos em áreas públicas, mesmo com 12 pontos de descarte totalmente gratuitos espalhados pelo município. Não podemos permitir que alguns prejudiquem o espaço de todos. Se você presenciar qualquer irregularidade, denuncie. Cuidar da nossa cidade é uma responsabilidade coletiva”, disse o prefeito em sua rede.
A superintendente de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Simone Muniz, lembra que a responsabilidade quanto ao descarte dos resíduos sólidos tem que ser compartilhada entre o poder público, empresas e cidadãos. “Infelizmente ainda temos muitas atitudes dessas. Se cada um fizer a sua parte não veremos mais esse tipo de ação, que prejudica todos em geral. A gente pede encarecidamente à população que nos ajude a identificar essas pessoas que cometem esse tipo de ação. Além de ser crime, o descarte irregular contribui para a proliferação de roedores e insetos”.

