A comunidade quilombola de Deserto Feliz foi contemplada neste sábado (30) com mais uma grande ação social: o projeto “Incra nos Quilombos”, realizado em parceria com a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. O encontro aconteceu na Escola Municipal Manoel Azeredo e reuniu diversos serviços gratuitos.
Moradores tiveram acesso a atendimentos do Detran e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, por meio do programa “Defensoria em Ação nos Quilombos”, que ofereceu orientação e encaminhamentos em casos como pensão alimentícia, divórcio e aposentadoria rural.
A Prefeitura participou com equipes da Secretaria de Saúde — que levou atendimento médico, odontológico e vacinação — e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que distribuiu mudas para a população.
O secretário de Agricultura, Enaldo Barreto ressaltou a importância das ações realizadas ao neste ano:
“Tivemos o Agricultura Social, também aqui em Deserto Feliz, o Mutirão da Mulher Trabalhadora no Centro da cidade e, agora, o Incra nos Quilombos. É um marco para São Francisco e reflexo do compromisso da prefeita Yara Cinthia, que busca constantemente apoio dos governos Estadual e Federal.”
A superintendente do Incra, Maria Lúcia Pontes, ressaltou a relevância da iniciativa para a região:
“Deserto Feliz é uma localidade distante do centro do município, o que dificulta o acesso a muitos serviços. Trazer essa ação até aqui é um gesto de cuidado com quem mais precisa. Agradecemos também à Associação de Comunidades Remanescentes dos Quilombos do Estado do Rio de Janeiro, que tem sido essencial nesse processo.”