Nesta segunda-feira (9/12), o Detran.RJ realizou a quarta edição deste ano do Dia D, uma data destinada ao atendimento prioritário das pessoas com deficiência. No Posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, no Centro do Rio, e em 17 Ciretrans, foi disponibilizada a inscrição para o programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem necessita de carro adaptado.
A ação, em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, também contou com a participação da Fundação Leão XIII, que cadastrou os usuários para a retirada de benefícios e isenção de taxas.
Tiago Nascimento , de 27 anos, foi um dos primeiros a chegar ao Posto Detran Acessível para se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas. A unidade, totalmente adaptado às especificidades da pessoas com deficiência, já conta com um espaço destinado aos usuários com autismo, com iluminação especial, jogos interativos e profissionais qualificados.
“Estou muito ansioso para iniciar as aulas. Não vejo a hora de poder fazer o que quiser sem depender de ninguém”, disse o morador de Duque de Caxias.
Nas unidades de Identificação Civil do Detran.RJ, o público PCD teve a possibilidade de emitir a carteira de identidade com indicação de deficiência e o Cartão da Pessoa com Deficiência, documento que complementa a identidade especial. No documento, podem ser incluídos até quatro dos cinco símbolos de deficiência: visual, mental (ou intelectual), física, auditiva ou do espectro autista.
Cléber de Sousa, morador de Santa Teresa, ficou sabendo, na sede do departamento, que teria um dia exclusivo para inscrição no Cidadania sobre Rodas.
“Assim que tirar minha CNH, vou comprar um carro para trabalhar como motorista de aplicativo. Já estou juntando dinheiro para isso. Obrigado ao Detran pela oportunidade”, agradeceu.
Em 2025, haverá quatro edições do Dia D, em datas a serem definidas.
Fonte: Detran