Para celebrar o Dia do Motociclista, comemorado neste sábado, 27 de julho, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ participou nesta sexta-feira (26/7), de ação educativa especial para motociclistas na base de atendimento da concessionária Arteris Fluminense, na rodovia Niterói-Manilha (BR-101), altura de Neves, em São Gonçalo. A ação foi realizada em parceria com a Arteris, o Sest-Senat e a Secretaria Municipal de Saúde.
Os motociclistas receberam instruções de segurança no trânsito e prevenção de acidentes; participaram de um circuito educativo com óculos especiais que simulam os efeitos do uso de álcool e drogas ao dirigir; ganharam brindes como antenas de proteção contra linha de pipa e produtos para higienização de capacetes; e ainda puderam se vacinar contra gripe e aferir pressão e glicose.
O motociclista Anderson Gomes, de 47 anos, ficou impressionado com a dificuldade de completar o circuito de cones usando os óculos que simulam os efeitos da embriaguez.
“Simplesmente não tem como dirigir daquele jeito. Seria bom que todos fizessem esse teste proposto pelo Detran. Depois, se sofrer um acidente, já era. O triste é ainda prejudicar a vida dos outros, de quem não bebeu e não tinha nada com isso”, disse Anderson, que elogiou a atividade educativa realizada pelos agentes da Educação do Detran.RJ.
Entregador de produtos de um hortifruti, Walace da Cruz, de 38 anos, ficou sabendo que, por questões de segurança no trânsito, precisa instalar um baú fechado em sua motocicleta, porque é proibido carregar caixas em outros tipos de garupa. E o capacete precisa ter viseira fechada, um modelo diferente do usado por ele.
“Vou comunicar à empresa, não sabia que estava errado”, disse ele. “É muito bom passar por uma ação educativa como essa, porque o cumprimento das medidas de segurança evita que a gente se envolva em acidentes”.
Ontem, 26 de julho, Dia do Motorista, a ação educativa do Detran.RJ foi realizada em Nilópolis, com o objetivo de conscientizar motoristas e motociclistas para a segurança no trânsito. Também houve distribuição de antenas de proteção contra linhas de pipa e folderes com instruções para evitar acidentes.
Fonte: Detran