Neste sábado (31/1), o Detran RJ abrirá os postos de identificação civil em todo o estado para atender, com prioridade, idosos a partir de 60 anos e pessoas com deficiência (PCDs) que querem tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa busca fazer frente à elevada demanda de idosos que precisam do documento para realizar a prova de vida ou para ter acesso aos benefícios sociais.
Será necessário fazer o agendamento prévio, pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, pelos números (21) 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042. As vagas estarão disponíveis ainda na tarde desta quarta-feira (28/1). Para ser atendido, o cidadão deve apresentar a certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada) e o número do CPF.
O atendimento será realizado de 8h às 12h na maioria dos postos; das 9h às 13h no Mercado Municipal de Niterói; e das 10h às 14h em sete unidades localizadas em shoppings (Aerotown, Itaguaí Shopping Mix, Shopping Nova Iguaçu, Resende Shopping Mix, West Shopping, Guarus Shopping e Shopping Estação Itaipava). Alguns postos não abrirão agendamento.
Para os cidadãos PCDs, será obrigatório apresentar laudo médico indicando o tipo e o grau da deficiência, com o respectivo código CID (Classificação Internacional de Doenças). Também é importante levar um comprovante de residência e, no caso de naturalizados, o certificado de naturalização.
O presidente do Detran RJ, Rodrigo Coelho, destacou o compromisso do departamento em facilitar o acesso da população aos serviços.
“Estamos trabalhando para facilitar a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), especialmente para idosos e pessoas com deficiência. O funcionamento aos sábados é fundamental para suprir o aumento da procura pela nova identidade. Quem não puder cuidar disso durante a semana poderá tirar o documento no sábado. Assim, o Detran RJ atende melhor o cidadão, com a dignidade e o respeito que ele merece”, disse Rodrigo Coelho.
A Carteira de Identidade Nacional, emitida pelo Detran RJ desde 2023, utiliza o CPF como único número de identificação. Mais de 3,6 milhões de carteiras já foram emitidas. O modelo atual, com número de RG, continuará válido até 2032.


