Diretores das escolas municipais de São Francisco de Itabapoana estão participando do 1º Seminário de Formação de Diretores Escolares: Liderança na Educação. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), acontece nesta quarta-feira (6) na Câmara de Vereadores, até às 17h, e contou com a presença da prefeita Yara Cinthia, na abertura, pela manhã.
A prefeita destacou a importância do seminário para os diretores e abordou os avanços do município na Educação. “Na semana passada, eu e o reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Victor Saraiva, assinamos o Protocolo de Intenções que formaliza a criação do Centro de Referência do IFF no município e, agora, vamos lutar para implantar um campus do instituto em São Francisco. Esse momento de capacitação é muito importante, porque representa uma troca de saberes e de valorização profissional. Todas essas ações estão acontecendo para que a Educação do nosso município seja cada vez melhor”, disse Yara.
De acordo com o secretário de Educação, Gustavo Terra, o objetivo do seminário é oferecer qualificação para os diretores. “Desde que assumimos, uma das principais reclamações era a falta de capacitação; por isso, já realizamos várias capacitações para professores, mediadores, e agora chegou a hora dos diretores”, explicou o secretário.
Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública e doutoranda em Educação e Cultura Contemporânea, Helena Lima, foi a palestrante desta quarta-feira. Ela falou sobre as novas competências do gestor na atualidade, abordando temas fundamentais, como o papel do gestor e a liderança que ele exerce enquanto agente que desenvolve e aplica políticas públicas. “Abordamos ainda a gestão administrativa e gestão de resultado, acreditando que esses quatro pilares são muito importantes para que o gestor possa estar atuante e, de fato, transformar a educação de São Francisco como referência do Norte Fluminense”, disse Helena.
Diretoras da Creche Mayara Gonçalves Arêas da Silva, situada em Macuco, Michele Ferreira Gomes e Ana Cláudia Alvarenga Barros Rangel disseram estar muito satisfeitas com as capacitações realizadas pelo município. “É muito bom, porque há uma troca de saberes e uma disseminação de conhecimentos que nos ajudam a estarmos sempre atualizadas com as novidades no campo da Educação; e ainda nos motiva a estarmos sempre em busca de melhorias para o ensino-aprendizagem de nossos alunos”, disse Michele.
O evento continua nesta quinta-feira (7), no auditório do Cineteatro José Renato Cunha, na SMECT.