
Na última reportagem sobre os avanços da Educação em 2025, destacamos importantes conquistas para toda a comunidade escolar. Uma delas foi a eleição para diretores, realizada em agosto, por meio de um processo democrático e transparente que fortaleceu a participação de alunos, responsáveis e profissionais da rede.
Outro avanço significativo foi a implantação das escolas em tempo integral. Neste ano, São Francisco de Itabapoana deu um passo importante no ensino-aprendizagem ao implementar a jornada ampliada em quatro unidades da rede municipal. Para o próximo ano, a meta é expandir o modelo para mais escolas.
Graças a esse trabalho, o município foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das referências nacionais em práticas pedagógicas e de gestão voltadas à Educação em Tempo Integral. São Francisco de Itabapoana está entre os 40 municípios do Estado do Rio de Janeiro que tiveram experiências reconhecidas no edital de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos, promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
— Este foi um ano de importantes conquistas para a Educação. Realizamos, pela primeira vez, a eleição democrática para diretores, garantindo participação de toda a comunidade escolar. Ampliamos a jornada de ensino com a implantação do tempo integral em quatro escolas, e nossa meta é chegar a 18 unidades no próximo ano. Também fortalecemos nossa rede com o concurso público, que trouxe novos profissionais para diferentes áreas. Seguimos avançando para oferecer uma educação cada vez melhor em São Francisco de Itabapoana”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia — Gustavo Terra.




