
Uma ótima notícia para o município de São Francisco de Itabapoana. O Ministério da Educação (MEC) divulgou, esta semana, o resultado preliminar da 2ª Edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) conquistou a categoria prata, com 94 pontos. O Selo representa um reconhecimento público e institucional do compromisso da gestão municipal com a garantia do direito à alfabetização das crianças, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental.
O secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, destacou que receber o Selo é um reconhecimento muito importante para a Educação do município. “Esse resultado demonstra que estamos no caminho certo, investindo na alfabetização das nossas crianças, especialmente nos anos iniciais. Trata-se do fruto do trabalho das equipes escolares, da formação continuada dos profissionais e do compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade. Seguiremos avançando, porque alfabetizar na idade certa é prioridade e compromisso”, disse o secretário.
De acordo com a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Lilian Ricardo Gomes, o certificado também confere legitimidade às políticas, ações e estratégias implementadas pela SMECT, evidenciando o alinhamento do município às diretrizes nacionais de alfabetização. Além disso, o Selo fortalece a credibilidade da gestão educacional, tanto perante a comunidade escolar quanto diante dos órgãos de controle, instâncias estaduais e federais.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização atesta o compromisso das Secretarias de Educação com a garantia da alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do ensino fundamental. A iniciativa foi lançada em 2024. Segundo Lilian, a certificação é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2025, alinhadas à Política de Alfabetização do Território Estadual e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Entre essas ações, se destacam: realização de formação continuada para professores; promoção de ações em formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas, fortalecendo o apoio pedagógico à alfabetização nos anos iniciais; implementação das ações da política municipal de alfabetização, assegurando planejamento, acompanhamento e execução das estratégias educacionais; elaboração e execução de plano de ação institucional voltado à recomposição das aprendizagens de estudantes com defasagem em leitura e escrita, entre outros.
— A conquista do selo reafirma o compromisso do município com a alfabetização na idade adequada, a equidade educacional e a melhoria contínua da qualidade da educação pública — explicou a articuladora.




