Investir na valorização profissional é um dos principais objetivos da Secretaria de Educação, Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Pensando nisso, a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) está com vários cursos abertos à disposição dos servidores. Os temas variam entre uso de jogos nas salas de aula, estudo de Matemática, empreendedorismo e gestão.
Uma das capacitações mais procuradas é o de Empreendedorismo na Educação, que tem como público-alvo professores de Projeto Integrador e ainda profissionais das escolas que estão participando da Feira de Empreendedorismo. A segunda etapa aconteceu em 25 de setembro, de forma on-line, através do Google Meet. O tema da aula foi “Como aplicar a análise SWOT no contexto da Educação”. A capacitação foi ministrada pelo Doutor em Economia Universidade Federal Fluminense (UFF, Mestre em Engenharia de Produção, Saulo Jardim de Araújo.
Já no mês de outubro, dia 03, o curso “O uso de jogos como facilitador do processo de aprendizagem”, foi realizado na sede da Efem e direcionado aos professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Finais, Regular e Ensino de Jovens e Adultos (EJA). A professora de Matemática da Prefeitura de Campos e da Faetec, Amanda Gomes de Moura Arêas, ministrou a capacitação.
Fechando o mês de outubro, professores de Matemática do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Finais e EJA poderão participar do curso “Ensino e Aprendizagem das Equações Polinomias do Primeiro Grau por meio da História da Matemática como recurso pedagógico”, na sede da Efem. A fonoaudióloga e professora de Matemática da Prefeitura de Campos e da Seeduc-RJ, Ingrid Carlos Gomes, vai ser a responsável pela formação.
A coordenadora da Efem, Talita Ernesto, lembra que permanece ainda o curso “de Formação em Serviço para Gestores Escolares da Seduct”, para as turmas A, B, C, D, E e F. O Curso tem uma carga horária de 150 horas. A participação será na turma escolhida pelo participante, a frequência terá que ser igual ou maior a 75% de presença no curso todo, que acontece de forma presencial e on-line.
“Os cursos são todos gratuitos e sempre oferecemos mais de uma opção de horários para que todos possam participar. São temas atuais e diversificados para ampliar ainda mais o leque de opções para os participantes. Estamos vivendo um momento onde se faz necessário estar sempre atualizado, pois as mudanças acontecem de forma rápida, sendo necessário estar atento às inovações”, concluiu Talita.