A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT) deu início, nesta quinta-feira (17), às formaturas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro. Nesta sexta-feira (18), é a vez da Escola Municipal Estelita de Araújo Crespo, situada em Praça João Pessoa.
Ao todo, 26 estudantes irão se formar na EJA. Uma delas é Rafaela Cavalcante, que não conseguiu concluir os estudos e resolveu voltar a estudar por causa dos filhos e para buscar mais aprendizado e oportunidades. “Estar me formando hoje representa uma sensação de vitória, garra e muita perseverança. Foram dias difíceis, mas eu venci, e isso é muito satisfatório”, disse Rafaela.
Na avaliação do coordenador da EJA, Rafael Viana, a formatura representa um novo ciclo para os alunos e, ainda, um incentivo para quem deseja concluir os estudos. “É um momento de muita alegria. Estamos junto com eles celebrando o início desse sonho, que é o encerramento dos anos finais do Ensino Fundamental, passando agora para o Ensino Médio e dando continuidade na caminhada acadêmica deles. A conclusão dessa jornada, com certeza, inspira outras pessoas”, acredita Rafael.
Diretor da Herval Luiz dos Santos Batista, Dirceu Ribeiro Ramos conta que a unidade implantou a EJA há 11 anos. Esta é a 16ª turma que se forma na escola. “A formatura é muito importante e gratificante na vida dos alunos e profissionais dessa escola, pois é um momento que marca muito a vida deles. Representa um recomeço para quem não conseguiu concluir os estudos no tempo regular”, disse o diretor.
De acordo com o secretário de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, atualmente, o município oferece a EJA em quatro unidades: E. M. Estelita de Araújo Crespo, localizada em Praça João Pessoa; E. M. M. Herval Luiz dos Santos Batista, no Centro; E. M. Manoel Azeredo, em Deserto Feliz (que vai iniciar as aulas na segunda-feira, dia 21) e E. M. Manoelina de Souza Rodrigues, situada na localidade de Travessão de Barra. “E as matrículas para a EJA continuam abertas até a próxima segunda-feira (21). Para se matricular, o aluno deve ter idade mínima de 15 anos e comparecer a uma das unidades escolares que oferecem a modalidade, levando documentos pessoais, declaração de transferência (com validade de 30 dias) e cópia do comprovante de residência”, lembrou o secretário.
galleryFormatura EJA ok/gallery