A eleição do ano que vem já terá mudanças significativas para quem deseja disputar uma vaga na Câmara Municipal, mas um projeto de lei que tramita na Câmara Federal pode deixar o caminho até o legislativo ainda mais difícil.
Se antes cada partido poderia ter até 38 candidatos, onde 30% desses teriam de ser do sexo feminino, para 2024 a lei eleitoral só permite 26 candidatos, ainda com a cláusula de 30% de candidatas.
Na prática, o cenário de quase 600 candidatos ao legislativo que vimos nas últimas eleições dificilmente acontecerá novamente em Campos. Com o número reduzido de vagas, partidos devem optar por escalar candidatos que tiveram, pelo menos, 500 votos na última eleição.
Mas de acordo com o Projeto de Lei 2318/2023, de autoria do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), o número de vagas pode ser reduzido ainda mais. Atualmente é feito um cálculo que o número de candidatos por partido seja de 100% das vagas que vão ser disputadas. A proposta que tramita na Câmara Federal propõe que seja reduzido para 70% esse número. Ou seja, para a Câmara de Campos, por exemplo, cada partido poderia ter 18 candidatos, sendo 5 mulheres e 13 homens.
E vale lembrar que a cada eleição o número de partidos vem diminuindo consideravelmente.
Portanto, quem quer buscar uma cadeira no legislativo no ano que vem, é bom se apressar para montar bases eleitorais sólidas que o consolidem como candidatos interessantes. Caso contrário, partidos devem optar por quem já teve votação acima dos 1.000 votos em eleições passadas.