Nos últimos dias, o Grupamento Ambiental (GAM), da Guarda Civil Municipal (GCM), resgatou três cobras, um gambá e oito pássaros, da espécie Volatinia Jacarina, popularmente conhecidos como Tiziu, que estavam em dois alçapões. Os animais resgatados foram devolvidos à natureza. A apreensão dos pássaros ocorreu durante operação da Polícia Militar, que contou com apoio do GAM.
De acordo com o GAM, na semana passada, foram resgatadas três cobras jiboias, sendo uma em uma chácara em Bugalho, Goitacazes, na Baixada Campista. O local é o mesmo onde outra havia sido resgatada no início do mês. A outra cobra foi capturada na última sexta-feira (12) na Avenida Newton Guaraná, na Penha, onde o animal foi encontrado por populares em via pública. Em condições normais, os repteis foram devolvidos à natureza em áreas de preservação permanente, mantendo o equilíbrio ambiental. A segunda foi solta no Parque Municipal do Taquaruçu. O mais recente resgate de jiboia aconteceu em Donana nesta terça-feira (16). “O animal mede em torno de 1,60m e estava em ótimo estado de saúde. O GAM não fica com nenhum animal. Todos resgatados são devolvidos à natureza em área de preservação permanente, respeitando o equilíbrio ambiental”.
O gambá também foi resgatado na semana passada em uma residência na rua Saldanha Marinho e solto em Área de Preservação Permanente. O gambá é a espécie de animal silvestre mais resgatado pelo GAM.
Pássaros resgatados – O Grupamento Ambiental foi solicitado pela 134ª Delegacia de Polícia, no Centro, para apoio em uma ocorrência da Polícia Militar. A ocorrência trata-se da apreensão de dois alçapões contendo quatros pássaros cada, da espécie Volatinia Jacarina, popularmente conhecidos como “tiziu”. Três pessoas que estavam com os animais e as armadilhas foram conduzidas à delegacia.
As pessoas utilizavam trama de nylon, tipo rede de pesca, para capturar as aves. Durante a averiguação, foi constatado que se tratavam de animais silvestres nativos, com comportamento de animais recém capturados e sem ferimentos. Seguindo a instrução normativa do IBAMA 05/2021, os animais sem ferimentos e com hábitos selvagens, foram devolvidos para a natureza, em seu habitat natural.


