
Cerca de 50 empresários participaram, na tarde desta sexta-feira (23/01), do workshop “Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais — Usando ChatGPT”. A palestra, que aconteceu em uma empresa de coworking no Centro, foi promovida pela Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e da Sala do Trabalhador, em parceria com o Sebrae-RJ.
O objetivo do encontro, que reuniu micro, pequenos e grandes empresários, foi capacitá-los para o uso estratégico da inteligência artificial (IA) no planejamento de conteúdos para redes sociais, abordando de forma prática, criativa e eficiente temas como geração de ideias, construção de calendário editorial e boas práticas no uso de ferramentas digitais. A palestra foi ministrada pelo consultor e instrutor o Sebrae Bernard Sarpa.
Um dos participantes foi o vice-presidente do Praia Clube Guaxindiba, Matheus Gomes. “Estamos em uma nova fase do clube, realizando uma série de eventos, e ter conhecimento para trabalhar com as redes sociais, com a inteligência artificial e com o ChatGPT é de suma importância, até mesmo para firmar parcerias e interagir com os seguidores”, observou Matheus.
Além da capacitação, o workshop foi uma oportunidade de troca, aprendizado e networking com a participação de empresários em variadas áreas como agropecuária, educação, fotografia, comunicação social, beleza, comércio eletrônico e outros.
Também participaram da palestra a consultora do Sebrae-RJ Jéssica Rangel; a coordenadora da Sala do Trabalhador e Empreendedor, Rebeca Guimarães; o coordenador do Balcão de Empregos, Leonardo Oliveira; e a assessora especial da SMTDH, Joyce Trindade, que representou a secretária da pasta, Claudineia Rodrigues.
Suporte – O consultor e instrutor do Sebrae-RJ, Bernad Sarpa falou sobre a importância dos empresários saberem utilizar as ferramentas no dia a dia. “A inteligência artificial facilita muito o trabalho, agiliza os processos e o planejamento, traz ideias, entre outras coisas. Geralmente, o empreendedor individual tem que fazer tudo sozinho e ao mesmo tempo. Ter esse suporte faz uma diferença importante no dia a dia deles, além de trazer conhecimento”.
A iniciativa reforça o compromisso do Sebrae e da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano em oferecer capacitações alinhadas às demandas atuais do mercado, contribuindo para o crescimento sustentável do empreendedorismo no município.





