Durante as ações do projeto Energia Legal, realizadas na última quarta-feira (21) em Macaé, a Enel Distribuição Rio identificou casos de furto de energia elétrica em um salão de beleza e em um restaurante, ambos situados na região central da cidade. As inspeções, que contaram com a colaboração da Polícia Civil, resultaram em uma prisão em flagrante. Esta etapa do projeto teve início na terça-feira (20) e foi concluída nesta quinta-feira (23) no município, totalizando 66 casos de furto registrados até o momento.
No restaurante, a equipe descobriu um medidor adulterado, com circuitos de tensão e corrente interrompidos em duas fases. O responsável pelo estabelecimento foi detido pela Polícia em flagrante, sem direito a fiança. No caso do salão de beleza, os técnicos encontraram ligações diretas na rede da Enel, sem passar pelo medidor de consumo.
Além de ser considerado um crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, o furto de energia prejudica diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a população, especialmente aqueles que lidam com a rede elétrica. As conexões irregulares podem resultar em curtos-circuitos e sobrecargas na rede, levando à interrupção do fornecimento de energia. Segundo estimativas da distribuidora, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em até 5%.
Para conscientizar a população sobre os perigos do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza não apenas operações como essa, mas também diversos projetos sociais em comunidades. Esses projetos incluem informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda, e revisões gratuitas de instalações elétricas para consumidores com menor poder aquisitivo. Para denunciar casos de furto de energia, basta acessar o aplicativo Enel Rio ou ligar para a Central de Atendimento pelo telefone 0800 28 00 120, sem necessidade de identificação.
*Com informações da Enel Distribuição Rio*