A primeira entrega do Cartão Recomeçar será nesta segunda-feira (13). Receberão o benefício as famílias do distrito de Santo Eduardo que foram atingidas pela enchente em março de 2024. A entrega será na praça principal do distrito, a partir das 14h. Na terça-feira (14), recebem as famílias de outros bairros, distritos e localidades que também foram afetadas pela forte chuva de março passado. A segunda remessa será entregue na sede da Prefeitura, no auditório, a partir das 14h. Ao todo, são cerca de 560 beneficiários. Veja aqui a lista completa.
Os beneficiários devem ficar atentos aos documentos exigidos para a retirada dos cartões. A entrega ficará a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que elaborou uma lista do que cada família beneficiária deve apresentar. O responsável pela família precisa entregar a cópia do RG de todos os componentes familiares, além da cópia do comprovante de residência atualizado.
“Para que tudo ocorra em ordem, sem transtornos na hora de receber os cartões, é importante que aquele responsável pela família fique atento aos horários e aos documentos exigidos para fazer a retirada. Além disso, pedimos atenção à listagem oficial dos beneficiários, que foram escolhidos porque fazem parte de uma série de critérios e passaram pelo crivo de equipes de assistentes sociais”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.
O Cartão Recomeçar é um benefício de R$ 3 mil, que será pago em parcela única pelo Governo do Estado. O dinheiro servirá para a reconstrução da residência daqueles que foram afetados, com a compra de material de construção, móveis e eletrodomésticos.
CRITÉRIOS PARA SER BENEFICIÁRIO DO CARTÃO RECOMEÇAR:
As famílias que serão contempladas com o Cartão Recomeçar precisam fazer parte de critérios de inclusão. São eles:
– Ter renda per capta (por pessoa que mora na residência) de até meio salário mínimo, à época do ocorrido;
– Ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com cadastro atualizado;
– Residir em áreas afetadas reconhecidas pela Defesa Civil;
Em Santo Eduardo, além da parceria do o governo estadual para a concessão do Cartão Recomeçar, a Prefeitura, para atender a população do distrito, realizou outras ações para diminuir os impactos da enchente, como o Fundecam Calamidade, que liberou o crédito de R$ 210 mil para ajudar os microempreendedores individuais e os microempresários a retomarem suas atividades, e o Saque Calamidade, benefício do Governo Federal e disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, destinado aos trabalhadores que tiveram suas casas danificadas pelas chuvas.